quinta-feira, 28 de junho de 2012

Pegada Ecológica


                A definição de sustentabilidade são as ações dos seres humanos que, ao mesmo tempo em que suprem suas necessidades, não prejudicam o ambiente. O termo tornou-se extremamente popular nos dias atuais, já que sofremos pelas ações que realizamos no passado, e que agora tentamos evitar para não lesar as próximas gerações. A função da Pegada Ecológica é nos mostrar o nosso impacto no mundo.
                Ao realizar o teste, recebi os seguintes resultados: se todos vivessem como eu, seria necessária a regeneração de 1.1 planetas por ano e, conforme a media, ocupo 1.9 hectares globais, um pouco acima da média planetária de 1.8 hectares globais por pessoa.

  •          10% Área de energia
  •          29.7% Área cultivada
  •          31.5% Área de pastagens
  •          22.7% Área de florestas
  •          5% Área construída
  •          1.1%  Área de pesqueiro


                Após ver esses resultados, refleti sobre as mudanças que poderia fazer para diminuir esses índices.  Do simples ato de desligar a luz até comprar e-books ao invés de livros físicos. Acomodamos-nos ao fato de podermos sempre ligar a torneira e ter água limpa e de saber que nosso lixo será recolhido, que não pensamos no efeito que isso tem. Pode ser que um dia a água não seja mais própria para o uso. Ou que o lixo não tenha mais para onde ir.
                Hoje, essa situação ainda é reversível. Se cada um fizesse uma reflexão sobre como seu estilo de vida interfere no planeta, poderíamos, literalmente, mudar o mundo e transformá-lo em um lugar mais limpo, econômico e que tenha capacidade de se sustentar.

Um comentário: